Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

FamilySearch Wiki:Diretrizes de página de Discussão

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ajuda Wiki Gotoarrow.png Página de Usuário e Preferências Gotoarrow.png Diretrizes de página de Discussão

Marca azul.png Esta página documenta algumas diretrizes. É um padrão geralmente aceito que os contribuintes devem tentar seguir, embora seja melhor tratado com senso comum e com a exceção ocasional.

Qualquer edição substantiva nesta página deve refletirFamilySearch Wiki:Consenso.Em caso de dúvida, discuta primeiro página de debates.


Quase todas as páginas da Wiki de Pesquisa do FamilySearch também tem uma "Página de discussão". A página de discussão é um espaço para os editores discutirem melhorias para artigos e outras páginas. As Páginas de discussão são nomeadas o mesmo que as respectivas páginas associadas, a única diferença é que elas têm "Discussão" antes de seu nome.

Ao escrever em uma página de Discussão, certas abordagens são contra-produtivas, enquanto outras facilitam a boa edição. Os valores principais da página de discussão são a comunicação, cortesia e consideração. A lista a seguir é projetada para ajudar o colaborador a usar as páginas de discussão efetivamente.

Wikipedia
Wikipedia tem mais a respeito deste assunto: Wikipedia:Página de discussão

Manter as normas[editar | editar código-fonte]

As normas que se aplicam aos artigos, aplicam-se também (se não na mesma medida) para páginas de discussão, incluindo verificação e ponto de vista neutro normas. Há, naturalmente, alguns subsídio razoável para a especulação, sugestão e conhecimento pessoal nas páginas de discussão, com vistas a solicitar uma pesquisa mais aprofundada, mas, geralmente, é um desvio de uma página de discussão para continuar a discutir qualquer ponto que não atingiu aos requisitos da norma.

Como usar páginas de discussão de artigos[editar | editar código-fonte]

  • "Comunique-se": Em caso de dúvida, fazer um esforço extra para que outras pessoas te entendam. É igualmente importante você entender o ponto de vista dos outros. Ser amigável é uma grande ajuda. É sempre bom dar uma explicação sobre seus pontos de vista. É um desperdício (menos útil) para você expressar uma opinião sem explicar como chegou a ter esse ponto de vista. Explicar uma opinião e ouvir a opinião dos outros ajuda todos a chegar a um consenso.
  • "Mantenha-se no tópico": As páginas de discussão são para discutir o "artigo" específico, não para uma conversa geral sobre o tema do artigo ou tópicos mais periféricos. Manter discussões focadas no melhoramento do artigo associado. Discussões irrelevantes estão sujeitas a remoção.
  • ";Seja positivo": As páginas de discussão de um artigo devem ser usadas para discutir formas de melhorar um artigo. A página de discussão não é um local usado para criticar, descriminar, ou desabafar sobre o status atual de um artigo ou seu assunto. Se você sente que algo está errado, mas não tem certeza de como corrigi-lo, então, por todos os meios, não hesite em chamar a atenção para isso e peça sugestões dos outros.
  • "Seja objetivo": As páginas de discussão não são um fórum para editores discutirem seu "ponto de vista pessoal" sobre uma questão controversa. Elas são um fórum para discutir como os diferentes "pontos de vista obtidos de fontes secundárias" devem ser incluídos no artigo, de modo que o resultado final é neutro e objetivo (que pode significar incluir pontos de vista conflitantes). A melhor maneira de apresentar um caso é encontrar material bem referenciado.
  • "Lide com fatos": A página de discussão é o local ideal para todas as questões relacionadas com a verificação. Isso inclui pedir ajuda para encontrar fontes, comparando fatos contraditórios de diferentes fontes, e examinando a confiabilidade das referências. Pedir por uma referência verificável ​​para apoiar uma afirmação é muitas vezes melhor do que argumentar contra isso.
  • "Compartilhe material": A página de discussão pode ser usada para armazenar material do artigo que foi removido porque não está verificado, para que o tempo possa ser usado para encontrar referências. O novo material pode às vezes ser preparado na página de discussão até que ele esteja pronto para ser colocado no artigo.
  • "Debata as edições": A página de discussão é particularmente útil para falar sobre as edições. Se uma das suas edições foi revertida, e você a trouxer de volta, é uma boa prática deixar uma explicação na página de discussão e uma nota no sumário de edição explicando suas ações. A página de discussão também é o lugar para perguntar sobre mudanças de outro editor. Se alguém questiona uma das suas edições, certifique-se que sua resposta seja útil lógica e completa.
  • "Apresentar propostas": Novas propostas para o artigo pode ser apresentadas para discussão por outros editores, se desejar. As propostas podem incluir alterações em detalhes específicos, movimentação de páginas, fusões ou tornando uma seção de um longo artigo em um artigo separado.

Boas práticas[editar | editar código-fonte]

  • "assinar suas postagens": Para assinar uma postagem, digite quatro tils ( <span id="signature" />~~~~</span> ), E eles serão substituídos com seu nome de usuário e hora, como este: Exemplo 13:21, 9 de maio de 2008 (UTC). Por favor, observe que é impossível deixar um comentário anônimo porque o seu nome de usuário ou endereço de IP é gravado no histórico da página.
  • "Evite marcação excessiva": Argumentos bem fundamentados são prejudicados com a aparência de força através de "texto em itálico", "texto em negrito", e especialmente LETRAS MAIÚSCULAS, que são consideradas como "gritar", "e" "RECLAMAR!!!!!". itálicos, no entanto, podem ser utilizados utilmente para "palavra chave" para distinguir o texto citado de novo texto e, é claro, títulos de livros etc.
  • "Seja conciso": Se a sua postagem tem mais do que 100 palavras, considere encurtá-la. Mensagens longas, incoerentes são difíceis de entender, e são frequentemente ignoradas ou mal interpretadas. Se você precisa fazer uma discussão detalhada, ponto a ponto, veja abaixo para saber como colocar isso publicamente.
  • "Mantenha o layout claro": Mantenha a página de discussão atraente e claramente definida. Evite repetições, escrita confusa, e digressões desnecessárias. Páginas de discussão com uma boa relação sinal-ruído [1] são mais susceptíveis de atrair a participação continuada. Consulte WP:Talk_page_layout
  • "Manter discussões focadas": Discussões naturalmente devem finalizar por consenso contra a fadiga.
  • "Leia os arquivos". Muitas páginas de discussão de artigo contêm links para arquivos, que contêm discussões anteriores. Se você é um novo editor para um artigo, certifique-se de lê-los, já que muitas vezes lida com disputas de conteúdo e resoluções comuns a eles. Você pode muito bem encontrar suas perguntas e / ou objeções que já foram respondidas.
  • "Use portugues": Não importa a quem você se dirige um comentário, é preferível que você use o português em páginas de discussão na versão em português da wiki. Isso é para que os comentários possam ser compreensíveis para a comunidade em geral. Se a utilização de outra língua é inevitável, tente também fornecer uma tradução dos comentários. Se for solicitado a fazê-lo e não pode, você deve quer encontrar um terceiro para traduzir ou usar um tradutor da internet.
  • "Discussão centralizada:" Evite postar o mesmo tópico em vários fóruns. Isto fragmenta a discussão da ideia. Em vez disso, começe a discussão em um único local, e, se necessário, anuncie esta em outros locais usando um link. Se você encontrar uma discussão fragmentada, pode ser desejável mover todas as mensagens para um único local, e linkando com ela. Certifique-se de indicar claramente nos sumários de edição e em páginas de discussão o que você tem feito e porquê.
  • "Dê boas-vindas aos recém-chegados:" As pessoas novas na wiki podem não estar familiarizadas com as normas e convenções. Seja gentil com os recém-chegados. Se alguém faz algo contra os costumes, presuma que foi um erro involuntário. Educadamente e aponte suavemente o erro deles, referente as páginas de normas / orientação / ajuda relevantes, e sugira uma abordagem melhor.
  • "Comente sobre o conteúdo, não o colaborador": Mantenha os debates centrados sobre o tema da página de discussão, em vez das personalidades dos editores que contribuem para o página de discussão.

Comportamento que é inaceitável[editar | editar código-fonte]

Por favor, observe que alguns dos seguintes são de importância suficiente para ser a norma oficial da Wiki do FamilySearch. Violações (e especialmente violações repetidas) pode levar ao infractor ser bloqueado ou banido da edição.

  • "Sem ataques pessoais": Um ataque pessoal está dizendo algo negativo sobre outra pessoa. Isso significa principalmente:
    • "Sem insultos": Não faça ad hominem ataques, como chamar alguém de um idiota ou um fascista. Em vez disso, explicar o que está errado com uma edição e como corrigi-la.
    • "Não ameace as pessoas": Por exemplo, ameaçando as pessoas com ";administradores que você conhece" ou tê-los proibido por discordar com você.
    • "Não faça ameaças legais". Ameaçar com uma ação judicial é altamente perturbador, por razões dadas na página vinculada.
    • "Nunca poste detalhes pessoais". Os usuários que postam o que eles acreditam ou os detalhes pessoais de outros usuários sem o consentimento deles, pode ser bloqueado por qualquer período de tempo, incluindo indefinidamente.
  • "Não deturpe outras pessoas:" O registro deve mostrar com precisão trocas significativas que tiveram lugar, e no contexto certo. Isso geralmente significa:
    • Seja preciso em citar outros.
    • Ao descrever as colaborações de outras pessoas ou edições, use diffs. A vantagem de diffs ao se referir a um comentário é que ele permanecerá sempre o mesmo, mesmo quando uma página de discussão fica arquivada ou um comentário é alterado.
    • Como regra geral, não edite os comentários dos outros, incluindo assinaturas. As exceções são descritas em próxima seção.
    • NÃO pedir detalhes pessoais de outro.
  • "Não se faça passar por outros editores"
  • "Não clame ser um administrador ou afirme ter um nível de acesso que você não tem", pois isso pode ser extremamente perturbador e pode causar a outros editores problemas no processo de limpeza. Níveis de acesso do usuário pode ser verificado em Especial:ListUsers por qualquer pessoa.
  • "Não use a página de discussão como um fórum" ou palanque para discutir o tema. A página de discussão é para discutir a melhoria do artigo.

Comentários de Edição[editar | editar código-fonte]

Comentários de outros[editar | editar código-fonte]

Não é necessário trazer páginas de discussão com os padrões de publicação, portanto, não há necessidade de corrigir erros de digitação / ortografia, gramática, etc. Isto tende a irritar os usuários cujos comentários você está corrigindo. A regra básica é: "Não rebata ou elimine os comentários de outros editores sem a permissão deles."

"Nunca" edite o comentário de alguém para mudar seu significado, até mesmo em sua própria página de discussão.

Editar os comentários dos outros às vezes é permitido, mas você deve ter cuidado ao fazê-lo. Alguns exemplos de edição de forma adequada os comentários dos outros:

  • Se você tem a "permissão" deles.
  • Remover "materiais proibidos" como calúnia e detalhes pessoais
  • Excluir material não relevante para a melhoria do artigo (por a subseção acima #How_to_use_article_talk_pages).
  • Remover "ataques pessoais" e "incivilidade". Isto é controverso, e muitos editores não sentem que é aceitável; leia WP:RPA e WP:CIVIL#Remoção dos comentários incivis antes de remover qualquer coisa.
  • "Comentários sem assinatura": Você tem permissão para anexar {{ sem assinatura}} ou uma de suas variantes no final do comentário de alguém, se eles não conseguiram assiná-lo. O formulário é {{Subst: não assinado|usuário Exemplo|DATA E HORA}} , O que resulta em - O anterior não assinadas comentário foi adicionado por usuário Exemplo (discussão | contribs) DATA E HORA.
  • "Interrupções:" Em ​​alguns casos, é OK interromper uma longa colaboração, seja com um comentário breve (como uma resposta a um ponto menor) ou com um título (se a colaboração introduz um novo tópico). Nesse caso, adicione "<small>Cabeçalho adicionado por (razão) por ~~~~</small> "). Em tais casos, por favor, adicione {{Subst: interrompido|NOME DE USUÁRIO OU IP}} antes da interrupção.
  • Quando um longo comentário tem "erros de formatação" tornando-o difícil de ler. Neste caso, restrinja as edições para formatar alterações somente e preserve o conteúdo, tanto quanto possível. Geralmente, a formatação de página pode ser corrigida também. Isto pode incluir mover um novo comentário do topo de uma página para a parte inferior, adicionando um cabeçalho para um comentário que não tem um, e fornecendo links da wiki se isto ajuda a melhorar a navegação.
  • Em sua própria página de discussão, você pode remover os comentários dos outros, apesar de arquivamento é geralmente preferido.
  • Se uma assinatura viola o diretrizes para assinaturas, você pode editar a assinatura para o formulário padrão.
  • No passado, era prática padrão "resumir" comentários da página de discussão, mas esta prática caiu em desuso. Re-elaborações menores de edições de comentário da página de discussão ainda são adequadas.
  • Se um segmento tem desenvolvido novos temas, pode ser desejável dividi-lo em discussões separadas com seu próprio título. Quando isso é feito, o novo segmento deve começar por explicar o que foi feito e porquê, com um link para o segmento original. Uma nota deve ser colocada na posição original, com um link para o novo segmento (s). Alguma reformatação pode ser necessária para manter o sentido da discussão até a data: é essencial que a divisão inadvertidamente não altere o significado de quaisquer comentários.
  • "Títulos de Seção": Porque os tópicos são compartilhadas por vários usuários, o título original torna-se propriedade comunitária. Para evitar conflitos, é melhor discutir as mudanças com o editor que iniciou o tópico, se possível, mas é geralmente aceitável alterar títulos de seção quando um título melhor é apropriado. Isto é sob a alçada de tópicos sendo propriedade compartilhada, em vez de um único comentários do editor.
  • "Eliminação de ambiguidades" ou "correção" de links (se o link à página foi movido, ou uma seção de página de discussão foi arquivada, ou o link está simplesmente quebrado por um erro de digitação, por exemplo) .
  • Ocultar ou redimensionar "imagens": Você pode redimensionar imagens de grandes dimensões; ou ocultar uma imagem (por exemplo, alteração [[Imagem|foo.jpg]] para [[:Imagem|foo.jpg]] adicionando dois pontos) "uma vez que a discussão sobre isto tenha terminado".
  • "Desligando categorias": você pode fazer links de categoria inativa (por exemplo, alteração [[Categoria: danificada]] para [[:Categoria: danificada]] adicionando dois pontos) para impedir que a página seja adicionada a uma categoria discutida.

Comentários próprios[editar | editar código-fonte]

É melhor evitar alterar os seus próprios comentários. Outros usuários podem já ter citado você com uma diff (ver acima) ou de outra maneira, ter respondido à sua declaração. Portanto, use "Mostrar visualização" e pense em como sua declaração alterada pode parecer para os outros antes de salvá-la.

Alterando substancialmente um comentário depois de ter sido respondido pode desconfirmar a resposta de seu contexto original. Isto também pode ser confuso. Antes de alterar o seu próprio comentário, considere tomar uma das seguintes etapas:

  • Contate a pessoa (s) que respondeu (através de sua página de discussão) e pergunte se está tudo bem excluir ou alterar o seu texto.
  • Use o riscado ou um marcador de lugar para mostrar que o comentário foi alterado.
    • Riscado é digitado <s>assim</s> e acaba assim
    • Um espaço reservado é uma frase como "[comentário sem pensar e idiota removido pelo autor.]". Isso irá garantir que as respostas irritadas de seus companheiros editores ainda façam sentido. Por sua vez, eles podem, então, pretender substituir uma resposta com algo como, "[à resposta Irritada ao comentário excluído removido. Desculpas aceitas.]"
    • "Por favor" não risque comentários de outros editores sem permissão.
  • Ao modificar um comentário, você pode adicionar uma nota entre parênteses apontando a mudança. Você também pode adicionar uma data e hora adicional digitando ~~~~~ (cinco tils).

Disputas[editar | editar código-fonte]

Se você tem um desacordo ou um problema com o comportamento de alguém, por favor leia FamilySearch Wiki:Resolução de Disputas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas de rodapé[editar | editar código-fonte]

  1. Signal-to-noise ratio é uma medida utilizada em ciência e engenharia de quantificar o quanto um sinal foi corrompido pelo ruído