Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

História de Sachsen Königreich (Reino da Saxônia)

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alemanha Gotoarrow.png Saxônia Gotoarrow.png História


Saxônia, em alemão: Freistaat Sachsen, é o mais populoso dos novos estados federais da Alemanha. 4,9 milhões de cidadãos vivem em 18.337 quilômetros quadrados, o que significa que existem 267 pessoas por quilômetro quadrado. Para ilustrar ainda mais a importância da região, a Saxônia produziu um terço do produto nacional bruto, enquanto fazia parte da República Democrática Alemã entre 1946-1990.

Mapa-saxony1900.png
As mais importantes cidades do Freistaat Sachsen são Leipzig (importante centro de comércio, que se tornou uma cidade em 1165), Dresden (capital da Saxônia, com muitos edifícios famosos do período barroco), Chemnitz (conhecida pela sua indústria têxtil no início do século 19), Plauen (famosa por produtos de renda e bordados), Bautzen (centro cultural para o Sorbs/Wenden) e Meissen (indústria de porcelana renomada mundialmente).

Muitas pessoas importantes nasceram, trabalharam ou morreram na Saxônia. Músicos como Johann Sebastian Bach, que veio de Leipzig ou Robert Schumann que era de Zwickau, vêm facilmente à mente. Lucas Cranach o antigo, era um pintor na corte de Wittenberg. Ele é lembrado pelos retratos que pintou durante a época da Reforma. Além disso, os poetas Christian Fürchtegott Gellert, Gotthold Ephraim Lessing, Theodor Koerner e Novalis todos vieram da Saxônia. Outros famosos filhos da Saxônia que vale a pena mencionar são Adam Riese (matemática) e Gottfried Silbermann (construtor de órgãos em circulação). Os coros da Igreja Thomas em Leipzig e o Kreuzkirche em Dresden proporcionam performances de classe mundial até os dias atuais. Podem não ser tão conhecidos que os artistas Heinrich Zille, Emil Nolde e Max Pechstein todos vieram da Saxônia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Saxony (em inglês)

Artigos sobre a Saxônia, em português:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Saxônia
http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_Saxônia

Aqui está um artigo sobre a história política da Saxônia:

http://de.wikipedia.org/wiki/Geschichte_Sachsens (em alemão)

Um artigo wiki descrevendo uma coleção online está disponível em:

Alemanha, Saxônia, Bautzen, Registros da Igreja (Registros Históricos do FamilySearch)