Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Polônia Arquivos e Bibliotecas

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Polônia Gotoarrow.png Página Inicial

Arquivos Estatais[editar | editar código-fonte]

Poland Archives.jpg

Há vários arquivos estatais regionais na Polônia. Eles reunem registros civis e transcrições civis (cópias) de registros de igrejas. Registros recentes, geralmente aqueles com menos de 100 anos, são mantidos em escritórios locais (Urzad Stanu cywilnego - Gabinete do Estado Civil).

O acervo dos Arquivos Estatais, na Polônia, não estão disponíveis para o público. Um acesso, limitado, é concedido apenas aos pesquisadores que conseguem, primeiramente, uma permissão do Arquivo Estatal que pretende visitar. Alguns dos materiais que você precisa podem ser encontrados na igreja local e em escritórios públicos.

As cópias em microfilme de muitos registros dos Arquivos Estatais poloneses estão disponíveis na Biblioteca da História da Família, mas os Arquivos Estatais têm vários registros que ainda não foram filmados. Se os registros que você precisa não estão na coleção da Biblioteca da História da Família, você pode solicitar informações ou fotocópias dos registros que você precisa, por escrito, à Direção dos Arquivos do Estado Polonês (Naczelna Dyrekcja) e eles irão encaminhar o seu pedido para o Arquivo Estatal apropriado. Escreva para este endereço:

Naczelna Dyrekcja Archiww Panstwowych ul. Dluga 6
00-950 skr.poczt Warszawa. 1005
Poland
Fax: 48 22 831-75-63
E-mail: ndap@archiwa.gov.pl
Internet: Sede do Arquivo do Estado: Panstwowych

  • O Naczelna Dyrekcja (Escritório Central) publicou dois livros sobre os acervos de todos os arquivos nacionais na Polônia:
  1. Biernata, Andrzeja and Anny Laszuk. Archiwa panstwowe w Polsce, Przewodnik po zasobach (Arquivos Estatais na Polônia, Guia de Recursos). Warszawa: "DiG," 1998. (FHL book 943.8J54a 1998.)
  2. Laszuk, Anna. Ksiegi metrykalne i stanu cywilnego w archiwach panstwowych w Polsce, Informator (Inscrição de Registros Civis e Paroquiais nos Arquivos Estatais na Polônia, Diretório).Warszawa: Naczelna Dyrekcja Archiwów Panstwowych, 1998. (FHL book 943.8 J53k.)
  • Para os registros vitais do Arquivo Estatal da Polônia, veja o banco de dados no site  PRADZIAD (Sedes dos Arquivos do Estado) e faça a pesquisa da seguinte forma:
  1. Digite o nome da cidade onde fica a paróquia, o escritório do registro público ou a comunidade religiosa;
  2. ou digite o nome do município em cujo território a cidade procurada se encontra,
  3. ou o município em cujo território ficava localizado antes da guerra,
  4. selecione o nome da província nos anos de 1975-1998 ou as fronteiras de 1918-1939 
  5. selecione a denominação ou religião no qual o registro foi mantido,
  6. selecione o tipo de evento.
  • Archiwum Zabuzanskie Urzędu Stanu cywilnego Warszawa Srdmiescie, ul. Smyczkowa 14, 02-678 Warszawa. Para registros católicos, pesquisar em Register of Vital Records of Roman Catholic Parishes from the Region beyond the Bug Rive, por Edward A. Peckwas.

Mais registros dos Arquivos Estatais:

  • O Arquivo Estatal em Lomza: O Registro de Moradores desde 1899 de algumas cidades no interior da província - para detalhes temos que contatar o Arquivo Estatal.
  • O Arquivo Estatal em Toru: Os Arquivos dos Registros dos Moradores de  1865-1930. Registros da Policia - Solicitações de Passaportes de 1920 a 1939. Listas de moradores da área circunvizinha (Chelmza)
  • O Arquivo Estatal em Cracóvia: Lista de Moradores da Cidade de Cracóvia a partir de 1921 (1850, 1857, 1870, 1880, 1890, 1900, 1910). Ir para o banco de dados no site ELA  (em "tytul spisu" colocar "apis ludnosci")
  • O Arquivo Estatal em Przemysl. Registros da  Igreja Greco-Católica da área de Przemysl e Rzeszow (você pode encontrar informações mais detalhadas sobre isso em “East European Genealogist” Winter 1997).
  • No Arquivo Estatal em Olsztyn você pode realizar pesquisas ou ir diretamente ao Arquivo Estatal em Olsztyn / Szukaj onde você vai encontrar mais de 550 livros digitalizados (com títulos em polonês). Dentro desses livros, os documentos digitalizados de nascimentos, casamentos e óbitos estão escritos em alemão.

Abaixo, em "Arquivos", há mais links para os Arquivos Estatais.

As Divisões dos Arquivo Estatais da Polônia[editar | editar código-fonte]

As Divisões Regionais dos Arquivos Estatais, localizados nas principais cidades, mantém os registros da área sob sua jurisdição.

Endereços desses arquivos estão disponíveis em vários sites da Internet, como em:

Para obter uma lista de arquivos poloneses com conexões com a Internet, consulte:

Arquivos
[editar | editar código-fonte]

Arquivos Provinciais (ou Arquivos de Condados)
[editar | editar código-fonte]

Na Polônia, muitas províncias têm seus próprios arquivos de registros das áreas que ficam sob sua jurisdição, que são distintas das do governo nacional.

Muitos registros de valor genealógico são mantidos nesses arquivos, incluindo:

  • Registros de nascimento, casamento e óbito.
  • Registros de censos (quando disponíveis).
  • Registros de terra.
  • Alguns registros de igreja.

Os arquivos provinciais da Polônia não são acessíveis ao público. O acesso é limitado e é permitido apenas para pesquisadores e para aqueles que recebem permissão específica, por escrito, da Direção Polonesa dos Arquivos Estatais em Varsóvia.

Escritórios Civis Locais
[editar | editar código-fonte]


Na Polônia, os registros criados pelo governo local há menos de 100 anos - incluindo registros de nascimento, casamento e óbito - são guardados em escritórios locais. Esses registros não são disponíveis para o público. Para mais informações sobre esses escritórios (que são o equivalente aos cartórios de registro civil no Brasil) e seus registros, consulte Polônia, Registros Vitais.

Você pode obter informações sobre os registros mantidos nos escritórios civis locais, escrevendo para eles.

Veja como fazer em: Polônia - Guia para escrever cartas em polonês

Arquivos de Igrejas
[editar | editar código-fonte]

Os arquivos de igrejas guardam registros feitos pela própria igreja, como os registros paroquiais. Cada diocese tem suas próprias regras sobre como manter os registros no arquivo da diocese. Geralmente, os registros mais antigos são encontrados nos arquivos diocesanos; os registros mais recentes encontram-se na paróquia local.

Algumas dioceses Católicas guardaram os registros mais antigos em um arquivo diocesano. Você pode escrever para essas dioceses e solicitar uma pesquisa rápida em seus registros. Ver Polônia, Registros da Igreja.

Registros de igrejas protestantes podem ser difícieis de se localizar na Polônia. Muitos foram perdidos devido a guerras e mudanças de fronteiras, especialmente nas antigas regiões da Pomerânia.  Outros registros foram filmados e estão no Catálogo da Biblioteca da História da Família. Em alguns casos, os registros ainda existem e estão na igreja local, mas não foram microfilmados (por exemplo, os da  Lutheran Church - Lublin). Para obter uma lista completa de arquivos e inventários da Igreja Protestante, ver referências na página Polônia, Diretórios da Igreja. Alguns registros luteranos das antigas regiões da Prússia são encontrados nos Arquivos da Igreja Luterana, em Berlim. Os protestantes não podem hesitar e devem procurar por informações nos registros católicos. Se não houvesse nenhuma igreja Luterana ou outra Protestante em uma determinada área, os moradores eram obrigados, civilmente, a registar batismos, casamentos e óbitos na Igreja Católica mais próxima.

Muitos registros das igrejas são mantidas pelas paróquias locais, que também podem ter registros anteriores. Você pode escrever para as paróquias locais e para os arquivos da Igreja pedindo informações. Veja Polônia, Registros da Igreja.

Sociedades genealógicas que focam em regiões específicas da Polônia muitas vezes podem ajudar a encontrar registros que são particularmente difíceis de serem achados.

Alguns dos registros encontrados nos arquivos da Igreja
[editar | editar código-fonte]

O Arquivo da Arquidiocese em Bialystok está na posse dos compêndios dos registros vitais (total de 1.041 volumes) de 1865 até o ano atual. Os compêndios são listadas de acordo com os seguintes Decanatos:

  • Decanato Bialystok - 430 volumes
  • Decanato Korycin - 64 volumes
  • Decanato Krynki - 81 volumes
  • Decanato Knyszyn - 93 volumes
  • Decanato Dabrowa Bialostocka - 74 volumes
  • Decanato Soklka - 182 volumes
  • Decanato Grodno (1865-1937) - 92 volumes
  • Decanato Lunna (1922-1937) - 25 volumes


O Arquivo da Província Polonesa de Dominicanos, na Cracóvia, está na posse dos registros católicos de Czortkow, agora dentro das fronteiras da Ucrânia: www.dominikanie.pl, ul. Stolarska 12, 30-215 Cracóvia, Polônia.

Outras Bibliotecas
[editar | editar código-fonte]

Algumas fontes úteis, tais como histórias locais, diretórios municipais, mapas, jornais e genealogias estão disponíveis em grandes bibliotecas na Polônia e no Brasil. Contacte essas bibliotecas e pergunte sobre sua coleção, horário de atendimento, serviços e taxas.

Sociedades Históricas e Genealógicas[editar | editar código-fonte]

Existem muito poucas sociedades históricas e genealógicas na Polônia. Tais sociedades podem ter bibliotecas que mantém registros genealógicos. Algumas sociedades norte-americanas também estão trabalhando em indexação e/ou extração de dados de registros de poloneses de vários tipos. Para mais informações, incluindo endereços de algumas sociedades, consulte Sociedades Polonêsas.

Inventários, Registros, e Catálogos
[editar | editar código-fonte]

Muitos arquivos têm catálogos, inventários, guias, ou periódicos que descrevem seus registros e como usá-los. Se possível, estude esses guias antes de visitar um arquivo para que você possa usar o seu tempo de forma mais eficaz.

A Biblioteca da História da Família tem cópias de vários inventários publicados, catálogos, diretórios e guias de outras bibliotecas. Esses registros estão listados no Catálogo da Biblioteca da História da Família em:

POLÔNIA - ARQUIVOS E BIBLIOTECAS

POLÔNIA, (CONDADO) - ARQUIVOS E BIBLIOTECAS

Sites da Web[editar | editar código-fonte]

Pomocne przewodniki, adresy, repozytoria są możliwe do odszukania w:

  • Archiwach, które zbierają i przechowują oryginały dokumentów kościelnych,rządowych i innych.
  • Bibliotekach cyfroweych które na ogół udostępniają opublikowane źródla, takie jak książki, mapy i mikrofilmy. Głównie zajmują się udostępnianiem repozytoriów genealogicznych i historycznych oraz źródłeł polskich. Kiedy źródło jest opisane na FamilySearch Wiki, tam będzie podany link z adresem by móc powrócić do tego tematu.

Jeśli zamierzasz odwiedzić repozytorium na terenie kraju, skontaktuj się z konkretną placówką i poproś o podanie informacji o posiadanych zbiorach, godzin urzędowania, rodzaju świadczonych usług i cennika opłat.

Chociaż oryginalne zapisy mogą znajdować się w archiwum lub bibliotece na terenie Polski, Biblioteka Historii Rodziny może mieć kopię mikrofilmu do udostępnienia. Biblioteka posiada kopie wiele rekordów z polskich archiwów.

Polskie placówki archiwizują zapisy związane z historią polski, kultury i ludzi. Są to zapisy  przede wszystkim o wartościach genealogicznych takich jak:

  • Zapisy w księgach kościoła wyznania katolickiego
  • Zapisy w księgach kościoła wyznania mojżeszowego
  • Kościół protestancki zrezygnował już z rejestracji niektórych danych
  • Ewidencja ludności i rejestry urodzeń, ślubów, zgonów prowadzone przez Urzędy Stanu Cywilnegoi
  • Dokumentacja spisowa ludności i gospodarstw
  • Dokumentacja sądowa
  • Dokumentacja wojskowa
  • Listy emigracyjne
  • Ewidencja gruntów

Archiwa w Polsce: Informator adresowy. Warszawa: Naczelna Dyrekcja Archiwów Państwowych, 1996. (Książka FHL 943,8 J54ap.) Ten przewodnik opisuje usługi z archiwów i bibliotek w Polsce, jak również pewne ograniczone informacje dotyczące głównych archiwów i bibliotek w innych obszarach świata.

Lewanski, Richard C. Guide to Polish Libraries and Archives.(Przewodnik po polskich bibliotekach i archiwach) New York, New York: Columbia University Press, 1974. (FHL book 943.8 J54l.)