Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Porto Walter, Acre - Genealogia

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Acre Gotoarrow.png Porto Walter

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)

Acre Municip-Porto Walter.svg.png

Localização: Mesorregião Vale do Juruá
                    Microrregião Cruzeiro do Sul
Área: 6 135,544 km² 
Distância da Capital: Não disponível

Datas
[editar | editar código-fonte]

Em divisões territoriais datadas de 1936 e 1937, figura no município Juruá o distrito de Humaitá. Em, 1943, o distrito de Humaitá passou a denominar-se Porto Walter. Elevado à categoria de município com a denominação de Porto Walter, em 1992. Instalado em 01-01-1993.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

Humaitá

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

Antiga aldeia dos ìndios das Nações Arara,Náuas, Amoaças , Kampas, Kulinas e Catianos. As terras do atual Município começaram a ser desbravadas no final do século XIX, principalmente por nordestinos, atraídos pela extração do Latéx da Seringueira.Em 1910 o Coronel Absolon de Souza Moreira que fixou residência na parte mais alta da Terra Firme, apropriou-se de grande soma de hectares de terra e, em 1916 fez uma carta de doação ao Prefeito do Departamaneto do Juruá, para a construção dos prédios públicos. O local passou a ser conhecido como Vila Humaitá e pertencia a Cruzeiro do Sul. Em 1992 foi desmembrado de Cruzeiro do Sul transformando-se em Município.

Histórico: Porto Walter, antes de ser município, era formado pelos seringais Tavares de Lira, Humaitá e Cruzeiro do Vale, congregando grande número de brasileiros (na maioria nordestinos), e até mesmo estrangeiros em busca de riquezas trazidas pela borracha. No ano de 1910, aproximadamente em 25 de Junho, um batelão de grande porte encontrava-se nessa região, mas precisamente na margem esquerda coberta de rica vegetação. O comandante deste barco era o Coronel Absolon Moreira, que fixou residência na parte mais alta denominada terra firme. De caráter austero e trabalhador, foi ele quem inciou o desbravamento desta região. Mais tarde, em cumprimento à Lei n° 1.033 de 28 de abril de 1992, foi criado o muncicípio de Porto Walter, com sede na cidade do mesmo nome.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

Denominação: Cartório Porto Walter
Atribuições: Registro de Imóveis -> Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas -> Registro Civil das Pessoas Naturais -> Notas -> Registro de Interdições e Tutelas -> Protesto de Títulos
Endereço: Rua Mamed Cameli - Centro
Telefone: (68)3325-8075
E-mail: cartoriopw@yahoo.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Biblioteca Pública Municipal de Porto Walter
Rua Beira Rio, s/n - Centro
Telefone:(68) 3325-8004

Prefeitura Municipal Porto Walter
Endereço: Rua Alfredo Sales, s/nº
CEP: 69.982-000
Fone: (68)33221319
E-mail: e-mail:administracao@portowalter.ac.gov.br
Site: http://www.portowalter.ac.gov.br

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. http://cod.ibge.gov.br/7VJ
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Walter
  3. http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/
  4. http://www.portowalter.ac.gov.br/novo_site/index.php?nivel=1&exibir=secoes&ID=1
  5. http://www.tce.ac.gov.br/portal/index.php/bem-vindo-ao-acre/76-porto-walter