Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Santa Luzia do Norte, Alagoas - Genealogia

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Alagoas Gotoarrow.png Santa Luzia do Norte

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Alagoas Municip Santa Luzia do Norte.svg.png

Localização: Mesorregião Leste Alagoano
                   Microrregião Maceió
Área: 28,541 km²
Distância da Capital: Não disponível

Datas
[editar | editar código-fonte]

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santa Luzia do Norte, em 1830. Elevado à condição de cidade com a denominação de Santa Luzia do Norte, em 1915. Em 1938, baixado pelo governo estadual, o município de Santa Luzia perde a condição de município passando a ser distrito do então município de Rio Largo. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia do Norte, em 1962.
Emancipação: 23/08/1962

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

  • Santa Luzia de Siracusa

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

  • Quilombo
    Localizada no município de Santa Luzia do Norte, Estado de Alagoas. Registro no Livro de Cadastro Geral nº. 02, Registro 142 – Fl. 47, em 02/03/2005. Publicada no Diário Oficial da União em 19/04/2005, Seção 1, nº. 74, Folha 03. Possui 350 famílias.

História
[editar | editar código-fonte]

Foi uma das mais antigas povoações do Estado de Alagoas, pois já em 1663, tinha-se notícias de sua existência com a invasão dos batavos, durante a guerra holandesa, que por ali se dirigiram, depois de atacar a cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro. Somente em 1962, alcançou sua autonomia administrativa, se bem que 1830, chegou a ser sede do atual Município de Rio Largo. O topônimo da Povoação, teria vindo de um milagre atribuído à Santa Luzia quando um cego recobrou a visão por seu intermédio. O primeiro nome foi Santa Luzia de Siracusa, passando tempo depois para S. Luzia do Norte, até hoje conservado. De acordo com outra versão, a localidade teria sido batizada também com o nome de Outeiro de São Bento, devido a existência de um convento de São Bento nas proximidades. Antônio Martins Ribeiro foi um dos seus primeiros moradores. Recebeu ele, de Miguel Gonçalves Vieira, uma légua de terras com a condição de Ali "levantar engenho de açúcar e fazer vida". A chegada de inúmeros novos moradores e a construção de suas casas, deram um impulso extraordinário ao povoado que encontrou desenvolvimento rápido. Em pouco tempo S. Luzia do Norte transformou-se no mais importante povoado às margens do Norte e do Rio Mandaú.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Ofício de registro civil das pessoas naturais

Endereço: Rua Benedito Mascarenhas, 27

Bairro: Centro

Distrito: Santa Luzia do Norte

Cidade: Santa Luzia do Norte

CEP: 57130-000

Estado: Alagoas

Telefone: (0xx82) 3268-1102 / 98858-6266

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

  • Biblioteca Pública Municipal Lindinalva Romeiro
    Rua Coronel Lucena, 141 - Centro
    Telefone:(82) 3268-1320 ramal 29
    sec.culturasln@hotmail.com
  • Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Norte
    R. Estevão Protomártir de Brito, 84 – Centro
    CEP: 57130-000

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

Enciclopédia Municípios de Alagoas

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Luzia_do_Norte
  2. http://cod.ibge.gov.br/232YA
  3. http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/
  4. http://www.cultura.al.gov.br/municipios/municipios-alagoanos-1/santa-luzia-do-norte