Abrir menu principal

Barreiros, Pernambuco - Genealogia

Brasil Gotoarrow.png Pernambuco Gotoarrow.png Barreiros

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Pernambuco Municip Barreiros.svg.png

Localização: Mesorregião Mata Pernambucana
                   Microrregião Mata Meridional Pernambucana
Área:  233,370 km²
Distância da Capital: 102Km

Datas
Editar

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Elevado à categoria de vila com a denominação de São Miguel de Barreiros, em 1786.
Em 13 de maio de 1853, Barreiros adquiriu o distrito de Àgua Preta do município de Rio Formoso.
Em 12 de maio de 1879, desmembra da vila de São Miguel de Barreiros distrito de Água Preta. Elevado à categoria de vila.
Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Barreiros, em 03 de junho de 1892.

Antigas Denominações
Editar

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
Editar

Localidades
Editar

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos:

São Jorge da Coroa Grande, Carimã (Muitas Cabras) (Pracinha), Puiraçu

História
Editar

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Por uma concessão régia de Portugal, no princípio do século XVIII, existiu uma aldeia de índios, cujo chefe se dizia descendente do grande Camarão e que ficava localizada onde hoje é o engenho Benfica, então o Morgado do Cabo. concessionário de uma sesmaria de cinco léguas de terra. A referida sesmaria começava na Pedra do Conde, na praia de Tamandaré. e, tomando para o sul, abrangia grande parte dos terrenos atuais do município, onde foram erguidos os seus primeiros engenhos: Caraçu e Buenos Aires. A referida aldeia ficava entre esses dois engenhos. Os índios faziam grandes e freqüentes estragos nas lavouras circunvizinhas. Então, como uma medida protetora, o Morgado procurou conseguir do Governo a permuta dos terrenos dos índios por outros mais próximos do rio Una, onde eles pudessem viver da pesca e da caça com relativa facilidade. Deslocaram-se então, os índios para as margens do rio Una e situaram-se no ponto mais elevado. Aí foi levantada uma capela. hoje em ruínas, sob a invocação de São Miguel.
No começo do século passado, Diogo Pais Barreto instituiu um patrimônio a Santo Antônio, abrangendo meia légua desses terrenos, sob a condição de que nele se erigisse uma capela ao referido santo. Os seus herdeiros ratificaram essa disposição e a capela foi edificada, consoante o desejo do doador. Data daí o início do povoamento de Barreiros.
As escavações e depressões feitas nas circunvizinhanças pelos porcos do mato (caititus) para seus espojeiros deram o nome à localidade nascente, pois os índios começaram a denominá-la de barreiros. Muito próximo a êsses barreiros, o local onde começou a crescer e fixar-se um núcleo populacional, anos depois, tornou-se a sede do Município. A antiga aldeia dos índios ficou, então, conhecida pelo nome de Barreiros Velhos, enquanto que o local da atual cidade ficou sendo chamado apenas Barreiros.

Famílias Tradicionais
Editar

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
Editar

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
Editar

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil

Rua João Batista de Vasconcelos, 49 Centro

Cep: 55560-000

Fone: (81) 3675-3300

Email: cartregcivil_barreiros@hotmail.com

Cemitérios
Editar

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
Editar

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
Editar

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)
Paróquia de São Miguel (1786)
Praça Estácio de Coimbra, 68 - Centro
Cep: 55560-000 - Barreiros - PE
Fone: (81) 3675.1666 - 3675.2175
E-mail: guscal@globo.com.br

Outros Locais e Instituições
Editar

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
Editar

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
Editar

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
Editar

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Barreiros (Pernambuco) (Informações Diversas)
  2. http://cod.ibge.gov.br/2345F (Informções Oficiais Diversas)
  3. http://www.cnj.jus.br/ (Informações sobre Cartórios)
  4. http://www.bde.pe.gov.br (Limites Geográfico)
  5. http://www.cidades.ibge.gov.br (Histórico do Município)